Bacurau-Tesoura

CLASSIFIÇÃO

Nome Científico: Hydropsalis Torquata

Nome Popular: Bacurau-Tesoura

Classe: Aves

Reino: Animalia

Ordem: Caprimulgiformes

Família: Caprimulgidae

Espécie: H. Torquata

Estado De Vulnerabilidade: Pouco Preocupante

Aparência

O bacurau-tesoura possui o corpo bem marcado com manchas de cor marrom e cinza, ferrugíneo nas costas e barrado no ventre, e uma longa faixa marrom avermelhada no pescoço. O macho adulto pode chegar a medir cerca de 40 centímetros de comprimento, onde a cauda toma cerca de 2/3 deste total, sua principal característica é a bifurcação, sendo escura na borda exterior e pálida na borda inferior, já a fêmea chega a medir 27,5 centímetros, e sua cauda tem a forma de uma tesoura, diferente do macho não possui o branco.

Distribuição

PAÍSES: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai

REINOS BIOGEOGRÁFICOS: Neotropical

Hábitos da Ave

Esta espécie é comum nas áreas de campos, vivendo na beirada da mata e cerrados, podendo se adaptar também às cidades. Costuma ser uma ave noturna, onde durante o dia fica pousado imóvel no chão ou sobre galhos.

É uma ave exclusivamente insetívoro, capturando insetos com vôos curtos e pousando imediatamente. Não costumam fazer ninho, entretanto a sua fêmea põe 2 ovos camuflados sobre a terra. Os cuidados com os ovos são feitos pelo casal em revezamento e na época de reprodução os machos quando estão pousados no solo emitem um tamborilado através do bater de sua causa.

ESTILO DE VIDA: Terrestre

OUÇA O CANTO DA AVE: