Bico-chato-de-orelha-preta

CLASSIFIÇÃO

Nome Cientifico: Tolmomyias sulphurescens

Nome Popular: Bico-chato-de-orelha-preta

Classe: Aves

Reino: Animalia

Ordem: Passeriformes

Família: Rhynchocyclidae

Espécie: T. sulphurescens

Estado de Vulnerabilidade: Pouco Preocupante

Aparência

A ave em questão possui tamanho médio 13 a 14 cm e apresenta uma cabeça acinzentada com uma área branca ao redor dos olhos e à frente, até o bico. O olho dos adultos é cinza-claro, o que ajuda na identificação (no juvenil é marrom). Seu bico é bicolor, com a parte inferior branca e a superior escura. Nas asas, há duas faixas amareladas, e as penas de voo têm bordas claras. A barriga é amarelada e o peito levemente acinzentado. O canto é chamativo e, após aprendido, facilita a localização da ave, que canta o ano todo, com maior intensidade de julho a dezembro, quando emite o chamado durante todo o dia.

Distribuição

PAÍSES: Trinidad e Tobago, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Equador, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela

REINOS BIOGEOGRÁFICOS: Neotropical, Neártico

Hábitos da Ave

A ave em questão constrói um ninho interessante usando fibras negras de um fungo chamado Marasmius, encontradas entre as raízes das árvores. O ninho é uma bola dependurada, com uma entrada lateral em forma de túnel virado para baixo, mais longo do que o próprio ninho. Essa estrutura é geralmente encontrada na ponta de galhos finos, na parte baixa ou média da árvore, dentro da mata. Essa abordagem única na construção do ninho revela adaptações comportamentais da ave e é relevante para estudos sobre sua ecologia e comportamento.

ESTILO DE VIDA: Terrestre

OUÇA O CANTO DA AVE: