Acurana

CLASSIFIÇÃO

Nome Científico: Hydropsalis climacocerca

Nome Popular: Acurana

Classe: Aves

Reino: Animalia

Ordem: Caprimulgiformes

Família: Caprimulgidae

Espécie: climacocerca

Estado de Vulnerabilidade: Pouco Preocupante

Aparência

Esta espécie possui dimorfismo sexual, ou seja, os machos e as fêmeas são diferentes externamente. Ambos costumam medir cerca de 23 e 28 centímetros, o macho pesa entre 42 e 46 gramas, enquanto a fêmea pesa entre 45 e 52 gramas.

Por causa do dimorfismo o macho e a fêmea apresentam uma distinção entre eles, o macho por exemplo possui a cauda mais alongada, com a presença de penas externas brancas e suas asas são pretas com uma larga faixa branca, enquanto a fêmea possui uma cauda um pouco mais encurtada, e apresenta uma faixa acanelada nas asas.

Distribuição

PAÍSES: Estão presentes principalmente na Amazônia brasileira, Guiana, Guiana Francesa e da Venezuela à Bolívia.

REINOS BIOGEOGRÁFICOS: Neotropical

TIPO DE BIOMA: Bioma Antropogênico, Floresta 

Hábitos do Animal

São comumente encontrados na vegetação na beira de praias e bancos de areia ao longo de grandes rios, como também em ilhas pluviais. Seus hábitos são noturnos, voando em curtas distâncias, a partir da areia ou de poleiros sobre a água com a finalidade de capturar insetos para a sua alimentação. Geralmente dormem durante o dia na vegetação ao redor de lagos e rios e forrageia na praia durante a noite, seu canto não é frequente, mas emite um piado suave durante o voo.
Sua alimentação é baseada em insetos que são capturados em voo, e faz seu ninho escavando a área geralmente sombreada por arbustos, logo em seguida põe 2 ovos oliváceos pontilhados de marrom escuro.

ESTILO DE VIDA: Terrestre

OUÇA O CANTO DA AVE: